No último dia 05 de fevereiro de 2025, na edição do Diário Oficial do Estado ficou definida a comissão organizadora para o concurso público de provas e títulos para o provimento em cargo efetivo da categoria funcional de Agente de Polícia Judiciária nas funções de Escrivão de Polícia Judiciária e Investigador de Polícia Judiciária.
No inicio deste ano, foi publicado o decreto com a autorização de 400 vagas para as funções acima, sendo 100 para Escrivão e 300 para Investigador.
Uma das novidades desse concurso, conforme aprovado na Assembleia Legislativa no ano passado, foi a inclusão do candidato que possua diploma de tecnólogo.
Atualmente a Polícia Civil vem sofrendo com a falta de efetivo, com o aumento de pedidos de aposentadoria e afastamentos para tratamento médico, somados a isso os baixos salários também contribuem para um grande número de pedidos de exoneração dos novos policiais, nos primeiros anos da carreira, pois, se dão conta de uma realidade sombria que assola toda a segurança pública do país.
O último concurso foi realizado em 2021, já se passaram quase 04 anos e os 236 aprovados se quer cobriu o número de policiais afastados.
A expectativa é que o edital seja publicado até março deste ano.