Novas regras do PIX: Banco Central facilita recuperação de dinheiro em casos de golpe

Entraram em vigor novas regras do Banco Central para deixar o PIX mais seguro e ajudar quem for vítima de golpe a recuperar o dinheiro.

O objetivo é dificultar a ação dos criminosos e aumentar as chances de devolver o valor para a pessoa que foi enganada.

Como funcionava antes:
Antes, o dinheiro só podia ser devolvido se ainda estivesse na conta do golpista. O problema é que os criminosos transferem ou sacam o valor muito rápido, e o rastro do dinheiro se perdia, impossibilitando a recuperação.

O que mudou agora:
Agora, o novo sistema do PIX vai conseguir rastrear o caminho exato que o dinheiro percorreu. Isso significa que, mesmo que o golpista já tenha transferido o valor para outras contas, será possível recuperá-lo de onde ele estiver. As instituições financeiras vão compartilhar informações para bloquear essas contas e impedir novos golpes.

Prazo para devolução:
Se você for vítima de um golpe, o dinheiro poderá ser devolvido em até 11 dias após você fazer a reclamação.

Como reclamar de um golpe:
Desde outubro, todos os bancos e fintechs são obrigados a ter uma opção de “contestação” ou “reclamação” dentro do próprio aplicativo, no menu do PIX. É por lá que você deve informar que sofreu uma fraude, sem precisar falar com ninguém. Isso torna o processo mais rápido, aumentando a chance de recuperar o dinheiro.

Nossas Redes Sociais