Com um impacto total superior a R$ 5 bilhões na economia do estado, o pagamento do benefício segue o calendário estabelecido pelo Governo do Estado.
O Governo de Mato Grosso do Sul concluiu com sucesso o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos seus servidores no mês de setembro, dando início a um significativo ciclo de injeção de recursos na economia local. A segunda parcela do benefício está confirmada para o dia 20 de dezembro, consolidando uma movimentação financeira que ultrapassa a marca de R$ 5 bilhões de reais em todo o estado.
De acordo com o decreto oficial publicado no Diário Oficial do Estado, o pagamento do 13º é realizado em duas etapas. A primeira, correspondente a 50% do valor líquido da remuneração, foi creditada aos servidores no dia 25 de setembro. A segunda parcela, a ser paga agora em 20 de dezembro, corresponderá à diferença restante do valor líquido total, após os descontos legais.
O benefício abrange um amplo quadro de funcionários, incluindo servidores públicos efetivos civis e militares ativos, aposentados, pensionistas, titulares de cargos em comissão, empregados públicos e contratados por tempo determinado, vinculados à Administração Direta, autarquias e fundações do Poder Executivo Estadual.
Para o cálculo do valor líquido a ser recebido, são consideradas as deduções previstas em lei, como a contribuição previdenciária, o Imposto de Renda e eventuais pensões judiciais.
A liberação desses recursos em um curto espaço de tempo – setembro e dezembro – aquece o comércio e o setor de serviços às vésperas do Natal, potencializando as vendas e girando ainda mais a economia sul-mato-grossense. O decreto que regulamentou o pagamento foi assinado pelo governador Eduardo Riedel e pelos secretários estaduais Frederico Felini (Administração) e Flávio Cesar Mendes (Fazenda).
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Foto: Álvaro Rezende/Arquivo
